Teste de 1 minuto

From Librivox wiki
Jump to: navigation, search

This test also in English: 1-Minute Test
Ce test aussi en français: Test 1 minute
Esta prueba en español: Prueba de 1 minuto
Dieser Test auf Deutsch: 1-Minuten-Probe

Confirme que suas configurações estão corretas

Se você leu o Guia do recém-chegado ao Librivox e o Audacity 1-2-3, você já deve estar com seu hardware e seu software funcionando e com as configurações corretas.

Resumo das informações técnicas
Canal: Mono
Taxa do projeto: 44100 Hz
Formato do projeto: 16 bit
Configurações de exportaçao: MP3
Qualidade da exportação: 128 kbps

Observe se todas as suas especificações técnicas estão corretas. Se você não tem certeza, por favor leia a seção: Specs in Audacity

Você já deve ter adquirido alguma familiaridade com o programa de gravação. Se não, por favor consulte a seção Audacity 1-2-3.

Se você está usando GarageBand, leia esta página.

Pronto para gravar?

Agora você vai gravar o teste de 1 minuto. Pressione o botão de gravação e grave o texto abaixo. Este texto foi escolhido porque contém sons consonantais que costumam causar problemas na gravação, tais como sibilos ou excesso de ar na direção do microfone.

" Olha o sapo dentro do saco, o saco com o sapo dentro, o sapo batendo papo, o papo soltando o vento. Quem a paca cara compra, paca cara pagará. Em Araxá o xará chora. Feliz e boa festa faz quem em sua casa fica em paz. Este é um teste, gravado por (seu nome). Se fosse uma gravação para o Librivox, seria um texto em Domínio Público, previamente publicado, provavelmente interessante."
  1. Ao terminar, pare a gravação e observe o formato das ondas na janela de gravação. Você vê as ondas com clareza, com montanhas e vales, ou parece mais uma linha com pequenas variações? O volume adequado de gravação forma ondas com picos entre 0.5 e 1, sem encostar nas bordas da faixa. Ajuste seu volume, se necessário.
    Volume.jpg
  2. Usando fones de ouvido, ouça sua gravação. Está muito alto ou muito baixo? Há muito ruído de fundo?
    Muitas vezes, aplicando alguns efeitos simples você pode melhorar em muito a sua gravação. Dois dos efeitos mais comumente usados são Amplificar e Remover ruído. Para mais informações sobre esses efeitos, por favor consulte a seção "Editando sua gravação" do Guia do recém-chegado ao Librivox.
  3. Exporte seu arquivo em formato .mp3. O nome de seu arquivo deve ser teste_seunome.mp3. Não escreva a extensão .mp3 no nome do arquivo - o Audacity vai acrescentar a extensão automaticamente ao exportar o arquivo. Por favor, não use acentos, maiúsculas ou espaços no nome do arquivo: isso pode causar problemas no upload ou tornar o arquivo difícil de localizar.

Envie seu arquivo e espere pelos comentários

  1. Envie seu arquivo usando o LibriVox Uploader. Para mais informações sobre como usar o Uploader, leia a seção "Transmita sua gravação" no Guia do recém-chegado ao Librivox). O seu nome de usuário e senha não funcionarão no Uploader! O nome de usuário e senha do Uploader são:
    Login.jpg
    (Se você não conseguir ver a imagem acima, por favor mande uma mensagem para um administrador no fórum.)
  2. Antes da transmissão do arquivo, será necessário escolher o MC do projeto em uma lista apresentada, de forma que seu arquivo vá para uma pasta correta. Há uma pasta específica para testes; por favor selecione "tests--tests" na lista de MCs. Se você não selecionar nenhum MC, seu envio não acontece, e você receberá uma mensagem de erro.
  3. Quando o envio estiver terminado, um endereço (url) aparecerá na janela. Copie o link, vá até o fórum Listeners and Editors Wanted, comece um novo tópico (clique em "new topic" no canto superior esquerdo) e escreva uma mensagem, colando o link para seu teste no corpo da mensagem. Não pule esta etapa - se você não puser o link para seu teste no fórum, ninguém saberá que você enviou seu teste.
  4. Aguarde os comentários. Em algumas horas, algum outro voluntário vai ouvir seu teste e fazer observações:
  • as especificações técnicas estão corretas?
  • o volume está OK? (muito alto? muito baixo?)
  • há som de plosivas? (a sua respiração está batendo no microfone e criando ruído?)
  • há ruídos? apito? dc offset? chiado? (há muitas razões para esses problemas, mas não se preocupe, há também muitos recursos para ajudá-lo a livrar-se deles)
  1. Volte ao tópico, leia os comentários e, se necessário, refaça o teste, com ajustes que minimizem o problema.
  2. Assim que seu teste estiver OK, é hora de escolher a sua primeira contribuição! Leia mais a respeito no Guia do recém-chegado ao Librivox