Guia do recém-chegado ao Librivox

From Librivox Wiki
Jump to: navigation, search

Este guia também está disponível em inglês: Newbie Guide to Recording
Este guia também está disponível em francês: Guide pour les débutants


Este guia é para ajudar os voluntários lusófonos que acabaram de chegar ao Librivox a entender como o Librivox funciona e ajudá-los a começar a contribuir com este maravilhoso projeto. Entendemos que o conhecimento técnico entre os voluntários é muito variado, então tentamos fazer este guia o mais claro e compreensível possível.

Contents

Apresentação

O objetivo do LibriVox é "Fazer todos os livros do Domínio Público disponíveis, gratuitamente, em formato de áudio pela internet.” Há três maneiras principais de contribuir com esse objetivo.

  1. Revisão de áudio (Proof-Listening): Para muitos, esta é a melhor forma de começar a participar do LibriVox. Quase todas as gravações do LibriVox são testadas antes de serem catalogadas. Esse teste consiste simplesmente em uma audição, feita por um outro voluntário. Este voluntário se compromete a escutar as seções recém-gravadas e conferir se elas estão de acordo com o especificado para o projeto, apontando repetições, erros etc. Participar como ouvinte permite que o novo voluntário entre em contato com a diversidade de projetos e leituras do LV, tenha ideias para seus próprios projetos, e conheça como os projetos se desenvolvem, de seu início até a catalogação. A revisão de áudio é normalmente chamado de "RA" ("PL" ou "PLing" em inglês). Se você deseja contribuir com o Librivox sendo um "RA", leia por favor o Guia_para_Revisores_de_Áudio_(Proof-listeners).
  2. Edição: Sempre há necessidade de editores de áudio. Muita gente no LV usa um programa aberto e gratuito, o Audacity, que funciona em Windows, Linux, Mac OSX. A edição é, em geral, "consertar" pequenos erros nas gravações, para que elas fiquem OK para catalogar. Há ainda outros serviços de edição, como nas peças: o fórum "Listeners and Editors Wanted" é o lugar onde se encontram os pedidos de edição.
  3. Gravação é a forma mais trabalhosa de contribuir com o Librivox, mas para muitas pessoas é também a mais divertida. Você precisa de equipamento (microfone para computador ou outro gravador que possa criar arquivos de áudio nas especificações necessárias), um programa (normalmente o Audacity), um computador e tempo. E gostar de ler alto para os outros. Observe porém que todos os textos lidos pelo LibriVox, bem como todos os produtos criados no LibriVox, pertencem ao Domínio Público; isso significa que, por um lado, você só pode ler livros que estejam em Domínio Público e, por outro, que sua gravação estará disponível online para qualquer pessoa baixar e usar como quiser. Para saber um pouco mais sobre o Domínio Público, por favor leia a seção da wiki sobre Copyright and Public Domain.


Para começar a gravar é preciso que você...

  1. Tenha um microfone e um programa de edição gratuito.
  2. Aprenda como usar ambos (temos um tutorial para ajudá-lo nessa etapa: Audacity 1-2-3).
  3. Escolha um projeto com o qual contribuir - ou inicie seu próprio projeto - e divirta-se!

Vejamos agora todas essas etapas com mais detalhes.


Seja bem vindo!

Preparação

O primeiro passo é obter o equipamento necessário para a gravação. A configuração de gravação padrão usada por muitos voluntários do LibriVox é um microfone conectado por USB em um computador rodando um programa gratuito de áudio (Audacity). Existem outras opções: para saber mais sobre elas, por favor leia a seção User-Recommended Equipment. No entanto, não é necessário equipamento caro ou profissional. A maioria dos voluntários usa o computador e um microfone para computador.

Microfones

Os microfones para computador podem ser analógicos ou digitais.

  1. Um microfone analógico é ligado à placa de som através de um plug acoplado à entrada rosa. É o tipo mais comum de microfone, e seu desempenho do microfone é afetado pela qualidade da sua placa de som. Em geral, a qualidade de som deste tipo de microfone é bastante inferior à dos microfones USB.
  2. Um microfone digital tem entrada USB, ou seja, ele é ligado ao computador através de um plug chato, idêntico ao usado para conectar uma câmera, por exemplo, ao computador. Como não tem que passar pela placa de som, a qualidade sonora deste tipo de microfone torna-se superior, e é o tipo de microfone que você deve preferir, caso tenha a intenção de comprar um microfone para suas gravações.

Gravador Digital: Se você optar por um gravador digital, preste atenção ao formato em que ele grava. O formato deve ser lido pelo programa de edição. Portanto, os formatos devem ser compatíveis. Vale lembrar que o gravador deve ter uma boa qualidade de som.

Programa de Gravação e Edição

A maioria dos voluntários do LV usam o Audacity – a versão 1.2.6 é a última estável, entretanto a versão beta, 1.3.9, tem muitos recursos vitais e filtros inteligentes que a versão estável não tem. Recomendamos que você baixe ambos e use a versão beta somente quando precisar de recursos extras, e salve frequentemente.

  • O Audacity 1-2-3 é um guia que irá ajudá-lo passo-a-passo: baixe, instale e teste o Audacity com uma primeira gravação. Se você tem microfone integrado, não use. Compre um microfone externo e espere por ele. Enquanto chega, pode ir testanto o Audacity.

Alguns outros usam o GarageBand ou o Wavepad. Leia a seção Software We Use para mais sugestões e dicas sobre programas que podem ser usados.

Para quem se acha muito amador

Muitas pessoas ficam preocupadas por serem amadoras e se julgam incapazes de fazer uma gravação. Porém não é assim tão difícil – ainda que estejamos sempre aprendendo a melhorar as gravações! A grande maioria dos voluntários do LibriVox é de pessoas que não tinha nenhuma experiência com gravação antes de começar a contribuir. Quando você começar a gravar, vai aprender muitas coisas diferentes e, no processo, alguns voluntários decidem por usar outras configurações de gravação. Este guia é, porém, apenas o início, e apresenta o caminho mais fácil para o LibriVox – gravando no computador, editando no computador e mandando arquivos pela Internet.

Testando

  • Leia o guia Audacity 1-2-3 e siga o tutorial. Ele explica como baixar, instalar e usar o Audacity. Você começará conectando seu microfone (se você não tem um microfone mas quer aprender a usar o Audacity, use o exemplo disponibilizado na página), e você terminará quando mandar um mini-teste completo de sua configuração de gravação.
  • O teste de gravação que você deve enviar para os fóruns chama-se Teste de 1 minuto. Siga o link e faça o teste. Após gravá-lo e enviá-lo, vá até o subfórum "Listeners and Editors Wanted" e abra um novo tópico. No título, escreva "CC- test", para receber críticas construtivas (CC significa crítica construtiva) – para entender como fazer isso, leia também os FAQs.

Gravação

Depois de ler o que foi dito sobre seu teste, e depois que você tiver certeza de que suas configurações de gravação estão todas corretas, é hora de começar uma gravação de verdade!


Passo 1: Encontre um projeto e se inscreva para ler uma parte

  1. Encontre um projeto - nos fóruns, as seções começadas por "Readers Wanted" (Precisa-se de leitores) são aquelas em que os projetos abertos são encontrados. Há sempre muitos projetos abertos à procura de leitores, em muitas línguas:
    1. Precisa-se de Leitores: Contos e Poemas:: Nesta parte do fórum estão os projetos em que cada seção é um poema ou um conto. Há normalmente pelo menos uma coleção de poesias e uma coleção de contos abertas sempre, mas há também muitos outros projetos. Alguns deles começarão com a tag [MULTILINGUAL]. Estes projetos aceitam contribuições em quaisquer idiomas. Naqueles que não têm o idioma no título, as leituras são em inglês. Com alguma frequência mantemos um projeto exclusivamente em português aberto: procure pela tag [PORTUGUESE] no título. Em algumas dessas coleções, os próprios leitores escolhem um poema, história ou ensaio para contribuir; em outras, o texto já é dado pelo coordenador.
    2. Precisa-se de Leitores: Livros:: Nesta parte do fórum encontram-se os projetos em que um livro inteiro está sendo gravado por diversos leitores. Nestes projetos, cada leitor se oferece para ler um ou mais capítulos, e o coordenador os junta, formando o livro completo. Novamente, procure pela tag [PORTUGUESE] no título para encontrar livros sendo lidos em português. Nada impede, porém, que você contribua em qualquer idioma que deseje. Os livros sem tag de idioma no título são lidos em inglês.
    3. Precisa-se de Leitores: Obras Dramáticas:: Nesta seção do fórum encontram-se os projetos em que se grava uma peça de teatro. Os voluntários se oferecem para ler todas as falas de uma mesma personagem, e o coordenador edita as falas na ordem correta, formando a peça.
  2. Leia sempre cuidadosamente a mensagem de abertura de cada projeto! Todas as informações importantes sobre cada projeto estão na primeira mensagem, escrita pela pessoa que está coordenando o projeto. Todas as instruções detalhadas do projeto estão nesta mensagem, bem como quais seções estão disponíveis para leitura. Se todos lerem a mensagem cuidadosamente, evitam-se erros e repetições desnecessárias, e facilita-se o trabalho dos coordenadores.
  3. Depois que você escolheu um projeto e uma parte para ler, clique em Post Reply" no canto superior esquerdo da tela, e escreva uma mensagem reservando a seção ou parte que você deseja ler. O Coordenador do Projeto vai então responder da mesma forma e confirmar a participação no projeto.
    1. Por favor observe: Não coloque nenhuma informação importante no título da sua mensagem. O título não aprece na mensagem final, e nada do que for escrito ali será lido pelos outros usuários dos fóruns.
    2. Para muitas coleções no fórum de "Poesias e Contos", você não precisa reservar uma seção. Isso vem informado na abertura do projeto, que você deve ler com atenção. Neste caso, você mesmo escolherá a obra a ser lida e escreverá a mensagem após ter feito a leitura e enviado sua gravação através do uploader.

Passo 2: Faça sua gravação

Olhe novamente suas configurações

Tire uns minutos no começo de cada gravação para checar suas configurações. As configurações do computador podem voltar ao padrão e as do microfone podem mudar por diversas razões, sem que você perceba. Preste atenção para que você tenha sempre a melhor configuração possível.

  1. Conecte seu microfone antes de abrir o programa
  2. Abra o programa
  3. Confira o volume de entrada e o microfone selecionado
  4. Confira novamente suas configurações
  5. Grave alguma coisinha (uma frase, uma estrofe...) como um pequeno teste
  6. Observe a formato da onda sonora:
  • é muito pequena? Aumente o volume ou fale mais perto do microfone.
  • está clipada? Diminua o volume ou se afaste do microfone. Um som clipado é aquele que encosta nos limites da faixa de gravação, o que causa distorção no som.
  1. Escute a gravação (preferencialmente com fone de ouvido)
  • há barulho de excesso de ar? Coloque o microfone num ângulo indireto em relação à sua boca, de forma que a sua respiração não provoque esses barulhos.

Prepare todos os textos a serem gravados

Recomendamos que você baixe o trecho ou texto que você vai ler - com exceção dos projetos em que você escolhe o que vai ler, um link para o texto lido estará sempre disponível na primeira mensagem do projeto. Tudo está na internet, mas é muito mais fácil que você copie e cole tudo que você precise gravar num documento simples; isso possibilita também que você escreva observações ou notas que deseje. Por exemplo:

  • Introdução e encerramento (intro e outro): Capítulo e título, referência ao LibriVox, título do livro e autor completos (e tradutor), número do capítulo e título, e outras informações que você precisará ler antes e depois do texto em si.
  • Notas pessoais, como a pronúncia de uma palavra com a qual você não está familiarizado
  • Referências suas de leitura (quem leu o texto)
  • O nome do arquivo que você está gravando
  • Para onde mandar seu arquivo
  • Todas estas informações estão na primeira mensagem do projeto; se não as encontrar ou não entender alguma coisa, pergunte ao Coordenador do Livro (BC) ou Geral (MC).

Gravação

Pegue um copo de água (temperatura ambiente) e relaxe (Obrigado por ajudar o LibriVox!) Se você seguiu os passos acima, você deve ter tudo que precisa: todo o texto, introdução, encerramento, notas e um copo de água!

  • Lembre-se de ir salvando sempre -- é muito frustrante perder tudo porque o programa parou de funcionar (possível porque o arquivo não foi salvo e está ocupando muita memória) a três parágrafos do final. Triste, muito triste.
  • Importante: leia apenas textos autorizados. Outras edições podem estar sob a lei dos direitos autorais; por isso, mesmo que você tenha o livro na estante de casa, use as versões disponíveis no domínio público, indicadas pelo coordenador do projeto.

Dicas

Existem algumas coisas que você pode fazer durante a gravação que facilitarão a edição, que sempre precisará ser feita mais tarde.

  1. Quando você cometer um erro de leitura (e todos nós cometemos erros, ninguém lê o texto direto, sem parar - por mais que assim pareça a quem ouve depois!), bata no microfone três vezes, estale os dedos ou diga alto "ERRO!". Então recomece de uma ou duas frases antes, para manter a continuidade da leitura. A ideia é criar um sinal visível no formato da onda. Isso torna mais fácil a identificação do erro na hora da edição.
  2. Faça sempre um pequeno teste de gravação para se assegurar que seu microfone e programa estão no volume certo antes de começar a gravar o texto. É possível alterar o volume depois, mas aumentar muito o volume, por exemplo, amplificará os ruídos de fundo.
  3. Não pare a gravação desnecessariamente. Se precisar beber água, deixe gravando. Precisa limpar a garganta? Mesma coisa. Isso previne inconsistências no som e no volume. Se você parar e voltar depois, ficará óbvio para o ouvinte que você parou e começou depois naquele ponto. Se possível, portanto, simplesmente grave tudo e depois apague o desnecessário.

Leia mais dicas na seção: Improve Your Recording.

Passo 3: Editando sua gravação

Você cometerá erros durante a sua leitura, sem dúvida. Não se preocupe com isso, porque você pode editá-los. Para corrigir erros e fazer outros ajustes, como por exemplo ajustar o volume ou reduzir o ruído de fundo, é necessário o terceiro passo, a edição. Para mais detalhes, leia as seções:

  • Editing Audio: Informações acerca da correção de erros e pausas.
  • Audio Processing Concepts: Informação acerca do uso de efeitos e filtros para melhorar o volume, a clareza e o som da gravação.

O que procurar?

  • Há algum som externo no fundo? Use a Remoção de Ruído - Noise Cleaning.
  • O volume é o desejado: nem muito alto, nem muito baixo? Amplifique-o ou deamplifique-o - Amplifying
  • O som está num volume constante? Nivele o som para que fique constante - Levelling.

A grande maioria dos leitores editam suas próprias gravações, e isso é o esperado. Além do óbvio benefício de ter o arquivo corrigido, ao editar as suas gravações, você poderá descobrir pequenos ajustes no seu estilo de leitura e na sua configuração de gravação que farão com que o produto final seja melhor e o trabalho como um todo mais prazeroso.

Passo 4: Exportando o arquivo

Uma vez satisfeito com seu trabalho, é hora de exportá-lo, salvando-o no formato .mp3. Para isso, você deve ter o LAME plugin instalado corretamente. No Audacity, o processo é feito da seguinte maneira:

  1. Arquivo > Exportar...
  2. Uma caixa de diálogo aparecerá; ela deve ser preenchida com as informações sobre o arquivo (ID3 tags).
    1. Preencha as informações: Nome do Artista, Nome da Faixa, e Nome do Albúm, EXATAMENTE como apresentado na primeira mensagem do projeto. Observe, por favor, o uso de maiúsculas e minúsculas, e não deixe espaços em branco no final da tag.
    2. Se desejar, você pode adicionar "Recorded by (seu nome)" no campo dos Comentários.
    3. Clique em OK.
  3. Escolha o diretório.
  4. Nomeie o arquivo. Esteja certo de seguir exatamente o formato apresentado na primeira mensagem do projeto. Escreva tudo em minúsculas, sem acentos e sem espaços.
  5. Se estiver usando o Audacity 1.3, clique em Opções... e certifique as configurações de exportação:
    1. Modo da Taxa de Bits: Constante
    2. Qualidade: 128 kbps
  6. Clique em Salvar.

O Audacity deve então começar a exportação, que demora alguns minutos, dependendo do tempo da sua gravação.

Passo 5: Transmita suas gravações

Para informações mais detalhadas, leia a seção How to Send Your Recording.

Seu arquivo deve ser enviado para o Librivox através do LV Uploader, por favor, com o seguinte "Log in": Login.jpg

  • Antes de transmitir, selecione o nome do MC da lista, para que seu arquivo vá para a pasta correta. (O MC é o Coordenador Geral, não o Coordenador do Livro [BC] -- eles podem ser a mesma pessoa ou pessoas diferentes.
  • Se estiver mandando um teste de gravação, siga as instruções do BC ou nomeie o arquivo para "seu nome.mp3" e selecione "xx - Arquivos que não são Projeto" ("xx - Non-project files") da lista de MCs.
  • Como encontrar o MC: as iniciais que indicam o MC de um projeto aparecem sempre no fim do título do projeto. Exemplo: "[SCIENCE] The Voyage of the Beagle by Darwin - ks" -> O MC é "ks - gypsygirl".
  • Quando a transmissão estiver completa, um endereço (url da página) para seu arquivo irá aparecer.

Passo 6: Poste sua contribuição

Após transmitir sua gravação, é necessário avisar ao Coordenador do Livro (BC) que o arquivo foi enviado. Para isso, vá até o tópico do projeto e clique em Post Reply. Escreva então uma mensagem contendo o número da parte, o endereço (url na página que foi informada) e a duração (em minutos e segundos) da sua gravação, e quaisquer outras informações que o BC tenha pedido na primeira mensagem do projeto. Se esta for sua primeira gravação para o LibriVox, inclua na sua mensagem o nome, apelido ou pseudônimo pelo qual você gostaria de ser conhecido no Librivox. Este nome, escolhido por você, aparecerá em todas as gravações que você fizer para o Librivox.

A sua gravação passará então pela Revisão de áudio (PL).

Passo 7: Revisão de áudio

No Librivox, todas as gravações são ouvidas antes de serem consideradas prontas para catalogação. O objetivo deste teste é ter certeza de que os arquivos estão dentro dos padrões tecnicos necessários para irem para o catálogo, bem como encontrar erros de leitura: repetições, pausas excessivas, ruídos etc.. Depois de ouvir cada seção, a pessoa que está fazendo a escuta das seções de um projeto (o Revisor de Áudio, ou PLer) escreve no tópico do projeto se a seção está OK ou se há erros a serem corrigidos. Para mais informações a respeito da Revisão de Áudio, leia a seção Guia_para_Revisores_de_Áudio_(Proof-listeners).

Fique atento ao projeto com o qual você contribuiu. O RA vai escrever se a sua seção está OK ou oferecer notas, seja na janela do projeto (a caixa em que se encontra a lista de seções sendo gravadas, na primeira mensagem de cada projeto) ou sob a forma de uma mensagem no tópico. Se o RA encontrar algum erro, você deve editar sua gravação de acordo com as observações e fazer um novo upload da versão corrigida, mantendo porém o nome do arquivo. O uploader automaticamente renomeia o seu arquivo antigo, e o arquivo corrigido deve seguir o padrão de nomes indicado pelo Coordenador na primeira mensagem do projeto.

Se a sua seção for marcada com "PL-OK" ou "OK" na janela do projeto, isso significa que sua seção está pronta para catalogação tão logo o projeto estiver terminado. Nada mais é preciso. Uma vez que todas as seções tenham sido gravadas e consideradas PL-OK, o projeto estará terminado e será catalogado.

  • Para uma visão geral do processo de funcionamento do Librivox e outras informações, leia a seção: How LibriVox Works.

Alguma dúvida?

Contate seu Coordenador via mensagem individual do fórum (private message - PM) ou deixando uma mensagem no tópico do projeto. Há ainda uma seção do fórum destinada aos pedidos de ajuda: “Precisa de Ajuda?”. Deixe uma mensagem lá, e qualquer outro voluntário do Librivox poderá responder a sua pergunta. A comunidade do Librivox é conhecida por ser muito amigável, e raras são as perguntas deixadas sem resposta.

Depois que tiver feito sua primeira contribuição

Parabéns, e obrigado! Você contribuiu com uma gravação! Se você gostou, é hora de pensar na próxima. Há algumas opções:

  1. Contribuir com outra parte do mesmo projeto, repetindo o mesmo processo.
  2. Contribuir com uma parte de outro projeto.
  3. Começar seu próprio projeto. Nós não recomendamos que você comece um projeto antes de contribuir um pouco com projetos já existentes, para que você ganhe alguma experiência e saiba não só como funciona o processo no Librivox, mas também para que você tenha alguma familiaridade com o próprio processo de gravação. Uma vez que você se sinta confortável com ambos, há dois tipos de projetos que você pode começar:
    1. Projeto solo: grave um livro inteiro por si mesmo. (Observação para os novatos: Ler um livro inteiro, como você vai descobrir, é mais cansativo e toma mais tempo do que a maioria das pessoas pensa. É uma boa ideia começar com um livro curto, ou com um projeto de contos ou poemas, antes de se aventurar em uma leitura extensa.) Se você deseja ser um solista, leia as seções Newbie Guide for Soloists e Start a new solo project.
    2. Projeto colaborativo: seja um Coordenador de Livro (BC), organizando um projeto em que outras pessoas serão as leitoras. Para saber como, leia a seção How To Become A Book Coordinator.

Quer saber mais?

A melhor maneira de aprender no Librivox é fazendo: lendo os fóruns, perguntando, participando de projetos. Tudo o que está feito foi construído por voluntários como eu e você, e foi sendo criado de acordo com a necessidade. Leia os fóruns e navegue pela Wiki, em que mais informações são adicionadas o tempo todo.

Personal tools