Guia para Revisores de Áudio (Proof-listeners)

From Librivox wiki
Revision as of 13:39, 23 September 2011 by Leni (talk | contribs)
Jump to navigationJump to search
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Normalmente, antes de um projeto entrar no LibriVox Catalog, todos os arquivos de áudio são revistos (proof-listened).


O que é fazer a Revisão de Áudio?

Fazer a revisão de áudio é o processo em que alguém ouve uma gravação, a fim de detetar erros de gravação e verificar se o arquivo respeita os requisitos técnicos. Todas as gravações são revistas para detetar repetições, erros grandes ou pausas longas. O Revisor de Áudio (RA) é o voluntário que faz a prova de escuta, e informará sobre os erros no arquivo.


O que é um Revisor de Áudio Atribuído?

Um Revisor de Áudio Atribuído (RAA), é um voluntário que se compromete a rever todos os arquivos de um projeto. Ser um RAA pode ser um grande compromisso, se o projeto for extenso. O RAA não tem exclusividade na revisão de áudio do projeto, mas a maioria das pessoas não vai fazer uma revisão áudio a uma secção se já houver um RAA envolvido no projeto.


Como fazer a Revisão de Áudio

O tópico de discussão, que está postado mais acima na listagem de tópicos de Listening Forum, tem muita informação:Listeners & Editors Wanted FAQs


Encontrar um projecto

Para fazer revisão de áudio, você deve primeiro encontrar um projeto que precise de um RA. Há muitas maneiras de o fazer.

* Verifique o Listeners & Editors Wanted Forum e escolha um projeto que lhe interesse.
* Procure nos fóruns "Readers Wanted", e encontre um projeto que lhe interesse.
* Verifique o Launch Pad. Alguns dos novos projectos estão à procura de um RAA.


Níveis de Revisão de Áudio

Verifique sempre o primeiro post para saber qual o nível PL solicitado, ou deixe uma mensagem no tópico para perguntar. Por favor, não dê feedback além do nível que lhe foi pedido. .

  1. Em geral, nós pedimos por "revisor padrão" (standard listening) -- repetições e pausas:
    1. Escute a gravação para perceber se há palavras ou passagens repetidas que o leitor provavelmente pretendia cortar na edição.
    2. Verifique se há uma qualquer pausa longa ou ruídos de fundo que atrapalhem a fluidez da escuta.
    3. Verifique se tanto a introdução como o texto de fim da gravação condizem com as instruções dadas no primeiro post do projeto e, se existem 5 segundos de silêncio no fim da gravação (ou 10 segundos se a gravação tiver mais que 30 minutos).
    4. Se o som da gravação lhe parecer demasiado alto ou baixo, também deve referir isso.
    5. NÃO é necessário seguir com o texto; basta ouvir como você faria normalmente.
  2. Um pedido para revisão palavra perfeita (word-perfect) (Exemplo: A Relatividade de Einstein) inclui todos os itens mencionados acima mas acompanhando a leitura com suporte do texto:
    1. Siga a leitura pelo texto online e tome nota de qualquer diferença entre o que está escrito e o que ouve. (Nota: Às vezes, o texto online está errado, ou diferente da edição com que o leitor trabalhou. É importante a utilização de textos em domínio público. Em alguns casos, o texto corrigido é, na verdade, protegido por direitos de autor (por exemplo: Ulisses)! Em caso de dúvida, Pergunte ao CL (Coordenador do Livro)).
  3. Um leitor pode solicitar um feedback especial, e que poderá ser referente a qualquer coisa que tenha sido solicitada. (Exemplo: "Precisam-se de ouvintes que saibam Francês/Espanhol/...") Qualquer necessidade especial será explicada no primeiro post do tópico para o qual é necessária essa revisão de áudio.
  4. E, alguns dos pedidos para RA são para o nível CC - Crítica Construtiva.
    1. Às vezes as pessoas preferem comentários que os ajudassem a melhorar seu estilo de leitura ou suas configurações de gravação - elas vão escrever CC no início da linha de assunto e, no primeiro post vão explicar em detalhe o tipo de feedback que pretendem.


Notas do Revisor de Áudio

Uma boa nota de um revisor de áudio fornece o minuto e segundo em que uma pausa, repetição ou outro erro ocorreu

12:33 repetição, "As conchas do mar..." (aos 12 minutos, 33 segundos)
27:54 pausa, cerca de 7 segundos
31:02 "comiseração", leia "comissão"

Para ver o tempo do áudio, você vai precisar baixar o arquivo e abri-lo num leitor de áudio. Quando só se clica num arquivo, na maioria das vezes o ficheiro abre no QuickTime na janela do navegador (em alguns computadores), mas essa janela não exibirá o tempo do áudio. Se abrir o aplicativo QuickTime e em seguida abrir o arquivo de áudio guardado no QuickTime, você verá o tempo.

As pessoas depressa aprendem a editar os erros do seu arquivo do último para o primeiro - desta maneira as notas sobre os tempos permanecem precisas durante toda a correção.


Feedback e Linhas de Orientação

Por favor, consulte Feedback Feedback, uma página web LibriVox explicando a função do feedback em uma comunidade amigável e produtiva.

Tentamos detetar coisas como silêncios longos, texto repetido, problemas de edição, problemas de volume, estática, etc. Mas, de facto, nós não fazemos comentários sobre o estilo de leitura - muito rápido/muito lento, não é animado o bastante. Por exemplo, nós nunca dizemos: "Este leitor não é suficientemente bom para o LibriVox".

A nossa política é aceitar QUALQUER leitor que queira ler para nós. Nós temos pela frente uma tarefa gigantesca: gravar todos os livros em domínio público! Não é possível consegui-lo sem uma política de abrir a porta a todos os que queiram ajudar. Além disso, faz parte do estilo LibriVox. Damos as boas-vindas a todos os que querem ajudar. Foi assim que chegamos até aqui, e queremos ir muito mais além.

Independentemente de tudo o que foi dito: NÓS PREOCUPAMOS-NOS COM A QUALIDADE DAS NOSSAS GRAVAÇÕES.

Se não estiver confiante sobre um arquivo que você reviu, envie uma MP* para o Coordenador do Livro (CL) ou Meta Coordenador (MC) ou a qualquer administrador com quem você se sinta confortável para falar. (* Mensagem Privada - use o botão MP (PM em inglês) que está ao fundo de qualquer post colocado pela pessoa a quem você quer mandar uma mensagem.