Guia para Revisores de Áudio (Proof-listeners)

From Librivox wiki
Revision as of 00:00, 2 March 2011 by Tisha (talk | contribs) (New page: Antes de um projeto entrar no LibriVox Catalog, normalmente todos os arquivos de áudio são revisados (proof-listened). == O que é revisar o áudio (proof-listening)? == Revisar ...)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigationJump to search
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Antes de um projeto entrar no LibriVox Catalog, normalmente todos os arquivos de áudio são revisados (proof-listened).


O que é revisar o áudio (proof-listening)?

Revisar o áudio (Proof-listening) é o processo de ouvir uma gravação, a fim de detectar erros de gravação e verificar se o arquivo atende aos requisitos técnicos. Todas as gravações são "revisadas" ("prooflistened") para detectar repetições, grandes erros ou longas pausas. O "Revisor de Áudio" (Proof-Listener) é o voluntário que faz a prova de escuta, e informará os erros no arquivo.


O que é um "Revisor de Áudio Dedicado" (Dedicated Proof-Listener)?

Um "Revisor de Áudio Dedicado", também chamado de Dedicated Proof-Listener (DPL), é um voluntário que se compromete a revisar (PL-ing) todos os arquivos em um projeto. Ser um DPL pode ser um grande compromisso, se o projeto é muito grande. Um DPL não tem a exclusividade na revisão de áudio do projeto, mas a maioria das pessoas não vai realizar PL em uma seção do projeto se um DPL já está atribuído.


Como Revisar Áudio (Proof-listen)

A tópico de discussão em Listening Forum tem muitas informações:Listeners & Editors Wanted FAQs


Encontre um projeto

Para revisar o áudio (PL), primeiro você deve encontrar um projeto que precise de um PLer. Há muitas maneiras de fazer isso.

* Verifique o Listeners & Editors Wanted Forum e escolha um projeto que lhe interessa.
* Procure os fóruns "Readers Wanted", e encontre um projeto que lhe interessa lá.
* Verifique o Launch Pad. Alguns dos novos projectos estão a procura de um PLer Dedicado.


Níveis de Revisão de Áudio (Proof-listening)

Verifique sempre o primeiro post para o nível PL solicitado, ou postar no tópico para perguntar. Por favor, não ofereça uma resposta além do nível requerido.

  1. Em geral, nós pedimos por "revisor padrão" (standard listening) -- repetições e pausas:
    1. Escute se há passagens repetidas que o leitor provavelmente pretendia cortar na edição.
    2. Observe qualquer pausa longa ou ruídos de fundo que atrapalham a fluidez na escuta.
    3. NÃO é necessário seguir com o texto; basta ouvir como você faria normalmente.
  2. Um pedido para revisão "detalhada" (detailed listening) inclui a revisão padrão mais erros:
    1. Observe erros que podem ser facilmente editados.
  3. Um pedido para "palavra perfeita" (word-perfect) (Exemplo: Relatividade de Einstein) inclui todos os ítens acima e o da leitura junto:
    1. Siga juntamente com o texto Gutenberg e observe as diferenças entre o que está escrito e o que ouve. (Nota: Às vezes, o texto Gutenberg está errado, ou diferente da edição que o leitor trabalhou. É importante a utilização de textos em domínio público. Em alguns casos, o texto corrigido é, na verdade, protegido por direitos autorais (por exemplo: Ulisses)! Em caso de dúvida, Pergunte ao BC).
  4. Um leitor pode solicitar retornos "especiais", e isso seria o que foi solicitado. (Exemplo: "Precisa de ouvintes que possam entender Francês/Espanhol/...") A necessidade especial será explicada no post, no topo do tópico para essa "revisão de áudio" (Prooflistening).
  5. E, alguns revisores de áudio (Prooflistener) requeridos são "CC - Crítica Construtiva" (CC - Constructive Criticism).
    1. As pessoas, às vezes, gostariam de comentários sobre como melhorar seu estilo de leitura ou sua configuração de gravação - elas vão escrever CC no topo da sua linha de assunto e postar detalhes sobre o tipo de retorno que eles querem.


Notas do Revisor de Áudio

Uma boa nota de um revisor de áudio fornece os minutos e segundos que uma pausa, repetição ou outro erro ocorreu:

12:33 repetição, "As conchas do mar..." (isto foi aos 12 minutos, 33 segundos)
27:54 pausa, cerca de 7 segundos
31:02 "comiseração", leia "comissão"

Para ver o tempo do áudio, você vai precisar baixar o arquivo e abri-lo em um player de áudio. Quando você simplesmente clica em um arquivo, muitas vezes ele irá abrir no QuickTime na janela do navegador (em alguns computadores), mas essa janela não exibirá o tempo do áudio. Se você abrir o aplicativo QuickTime e em seguida abrir o arquivo de áudio salvo no QuickTime, você verá o tempo.

As pessoas rapidamente aprendem a editar os erros em seu arquivo do último ao primeiro - de maneira que as notas de tempo permaneçam precisas durante a correção.


Retorno (Feedback) e Fine Lines

Por favor, veja Feedback, uma página web LibriVox explicando a função "feedback" em uma amigável e produtiva comunidade.

Tentamos detectar coisas como longos silêncios, texto repetido, problemas de edição, problemas de volume, estática, etc. Mas nós realmente não fazemos comentários sobre o estilo de leitura - muito rápido/muito lento, não bom o suficiente. Por exemplo, nós nunca dizemos: "Este leitor não é bom o suficiente para o LibriVox".

Nossa política é aceitar QUALQUER leitor que queira ler para nós. Nós temos essa tarefa enorme pela frente: para registrar todos os livros em domínio público! Não podemos consegui-lo sem uma política de portas abertas para quem quiser ajudar. Além disso, é parte do jeito LibriVox. Bem-vindos todos que queirão ajudar. Isso é como chegamos até aqui, e queremos ir muito mais longe

Tudo que está sendo dito é: NÓS NOS PREOCUPAMOS COM A QUALIDADE DAS NOSSAS GRAVAÇÕES.

Se você está com dúvida sobre um arquivo que você revisou (prooflistened), envie um PM* para o Coordenador do Livro (BC) ou Coordenador Meta (MC) ou a qualquer administrador que você sinta confortável para falar. (* Mensagem Privada (Private Message)- use o botão PM para enviar uma mensagem privada para a pessoa que você quiser)