Guia para Revisores de Áudio (Proof-listeners)

From Librivox wiki
Revision as of 00:00, 2 March 2011 by Tisha (talk | contribs) (New page: Antes de um projeto entrar no LibriVox Catalog, normalmente todos os arquivos de áudio são revisados (proof-listened). == O que é revisar o áudio (proof-listening)? == Revisar ...)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigationJump to search

Antes de um projeto entrar no LibriVox Catalog, normalmente todos os arquivos de áudio são revisados (proof-listened).


O que é revisar o áudio (proof-listening)?

Revisar o áudio (Proof-listening) é o processo de ouvir uma gravação, a fim de detectar erros de gravação e verificar se o arquivo atende aos requisitos técnicos. Todas as gravações são "revisadas" ("prooflistened") para detectar repetições, grandes erros ou longas pausas. O "Revisor de Áudio" (Proof-Listener) é o voluntário que faz a prova de escuta, e informará os erros no arquivo.


O que é um "Revisor de Áudio Dedicado" (Dedicated Proof-Listener)?

Um "Revisor de Áudio Dedicado", também chamado de Dedicated Proof-Listener (DPL), é um voluntário que se compromete a revisar (PL-ing) todos os arquivos em um projeto. Ser um DPL pode ser um grande compromisso, se o projeto é muito grande. Um DPL não tem a exclusividade na revisão de áudio do projeto, mas a maioria das pessoas não vai realizar PL em uma seção do projeto se um DPL já está atribuído.


Como Revisar Áudio (Proof-listen)

A tópico de discussão em Listening Forum tem muitas informações:Listeners & Editors Wanted FAQs


Encontre um projeto

Para revisar o áudio (PL), primeiro você deve encontrar um projeto que precise de um PLer. Há muitas maneiras de fazer isso.

* Verifique o Listeners & Editors Wanted Forum e escolha um projeto que lhe interessa.
* Procure os fóruns "Readers Wanted", e encontre um projeto que lhe interessa lá.
* Verifique o Launch Pad. Alguns dos novos projectos estão a procura de um PLer Dedicado.


Níveis de Revisão de Áudio (Proof-listening)

Verifique sempre o primeiro post para o nível PL solicitado, ou postar no tópico para perguntar. Por favor, não ofereça uma resposta além do nível requerido.

  1. Em geral, nós pedimos por "revisor padrão" (standard listening) -- repetições e pausas:
    1. Escute se há passagens repetidas que o leitor provavelmente pretendia cortar na edição.
    2. Observe qualquer pausa longa ou ruídos de fundo que atrapalham a fluidez na escuta.
    3. NÃO é necessário seguir com o texto; basta ouvir como você faria normalmente.
  2. Um pedido para revisão "detalhada" (detailed listening) inclui a revisão padrão mais erros:
    1. Observe erros que podem ser facilmente editados.
  3. Um pedido para "palavra perfeita" (word-perfect) (Exemplo: Relatividade de Einstein) inclui todos os ítens acima e o da leitura junto:
    1. Siga juntamente com o texto Gutenberg e observe as diferenças entre o que está escrito e o que ouve. (Nota: Às vezes, o texto Gutenberg está errado, ou diferente da edição que o leitor trabalhou. É importante a utilização de textos em domínio público. Em alguns casos, o texto corrigido é, na verdade, protegido por direitos autorais (por exemplo: Ulisses)! Em caso de dúvida, Pergunte ao BC).
  4. Um leitor pode solicitar retornos "especiais", e isso seria o que foi solicitado. (Exemplo: "Precisa de ouvintes que possam entender Francês/Espanhol/...") A necessidade especial será explicada no post, no topo do tópico para essa "revisão de áudio" (Prooflistening).
  5. E, alguns revisores de áudio (Prooflistener) requeridos são "CC - Crítica Construtiva" (CC - Constructive Criticism).
    1. As pessoas, às vezes, gostariam de comentários sobre como melhorar seu estilo de leitura ou sua configuração de gravação - elas vão escrever CC no topo da sua linha de assunto e postar detalhes sobre o tipo de retorno que eles querem.


Notas do Revisor de Áudio

Uma boa nota de um revisor de áudio fornece os minutos e segundos que uma pausa, repetição ou outro erro ocorreu:

12:33 repetição, "As conchas do mar..." (isto foi aos 12 minutos, 33 segundos)
27:54 pausa, cerca de 7 segundos
31:02 "comiseração", leia "comissão"

Para ver o tempo do áudio, você vai precisar baixar o arquivo e abri-lo em um player de áudio. Quando você simplesmente clica em um arquivo, muitas vezes ele irá abrir no QuickTime na janela do navegador (em alguns computadores), mas essa janela não exibirá o tempo do áudio. Se você abrir o aplicativo QuickTime e em seguida abrir o arquivo de áudio salvo no QuickTime, você verá o tempo.

As pessoas rapidamente aprendem a editar os erros em seu arquivo do último ao primeiro - de maneira que as notas de tempo permaneçam precisas durante a correção.


Retorno (Feedback) e Fine Lines

Por favor, veja Feedback, uma página web LibriVox explicando a função "feedback" em uma amigável e produtiva comunidade.

Tentamos detectar coisas como longos silêncios, texto repetido, problemas de edição, problemas de volume, estática, etc. Mas nós realmente não fazemos comentários sobre o estilo de leitura - muito rápido/muito lento, não bom o suficiente. Por exemplo, nós nunca dizemos: "Este leitor não é bom o suficiente para o LibriVox".

Nossa política é aceitar QUALQUER leitor que queira ler para nós. Nós temos essa tarefa enorme pela frente: para registrar todos os livros em domínio público! Não podemos consegui-lo sem uma política de portas abertas para quem quiser ajudar. Além disso, é parte do jeito LibriVox. Bem-vindos todos que queirão ajudar. Isso é como chegamos até aqui, e queremos ir muito mais longe

Tudo que está sendo dito é: NÓS NOS PREOCUPAMOS COM A QUALIDADE DAS NOSSAS GRAVAÇÕES.

Se você está com dúvida sobre um arquivo que você revisou (prooflistened), envie um PM* para o Coordenador do Livro (BC) ou Coordenador Meta (MC) ou a qualquer administrador que você sinta confortável para falar. (* Mensagem Privada (Private Message)- use o botão PM para enviar uma mensagem privada para a pessoa que você quiser)