Guia do recém-chegado ao Librivox: Difference between revisions

From Librivox wiki
Jump to navigationJump to search
(New page: Se precisar de uma documentação mais básica, leia [http://librivox.org/about-recording/ "Sobre Gravação"]. Se já sabe como gravar arquivos mp3, é preferível [http://librivox.org/w...)
 
No edit summary
Line 5: Line 5:
== Se quiser gravar... ==
== Se quiser gravar... ==
# Tenha um microfone e um programa de edição gratuito.
# Tenha um microfone e um programa de edição gratuito.
# Aprenda como usar ambos no nosso tutorial (23-minute Audacity 101 tutorial).
# Aprenda como usar ambos no nosso tutorial de 23 minutos [http://librivox.org/wiki/moin.cgi/Audacity123#testing Audacity 101 tutorial].
# Então voluntarie-se para um projeto e Leia o Mundo!
# Então voluntarie-se para um projeto e Leia o Mundo!



Revision as of 12:43, 18 November 2009

Se precisar de uma documentação mais básica, leia "Sobre Gravação".

Se já sabe como gravar arquivos mp3, é preferível "Como gravar".

Se quiser gravar...

  1. Tenha um microfone e um programa de edição gratuito.
  2. Aprenda como usar ambos no nosso tutorial de 23 minutos Audacity 101 tutorial.
  3. Então voluntarie-se para um projeto e Leia o Mundo!


Apresentação

O objetivo da LibriVox é "Fazer todos os livros do Domínio Público disponíveis, gratuitamente, em formato de áudio pela internet.” - About LibriVox Há três maneiras chave para a ajuda.

  1. Gravação é fácil, trabalhosa, e mais divertido do que você pensa! Você precisa de equipamento (microfone para computador), um programa (normalmente audacity), um computador e tempo. E gostar de ler alto para os outros. Tudo criado no LibriVox é disponível no Domínio Público.
  2. Edição, sempre demandando ajuda! Se você gosta de computador e de personalisar coisas, você vais gostar de editar. Muita gente no LV usa um programa aberto e gratuito, o Audacity, que funciona em Windows, Linux, Mac OSX.
  3. Teste de escuta deve ser a melhor forma de entender o LibriVox! Quase todas as gravações do LV são testadas (onde é possível remover repetições ou erros antes da catalogação do livro). Mesmo um pequeno teste expõe-no à diversidade de projetos e leituras do LV, dá-lhe ideias para seus próprios projetos, e faz a comunidade do LV tornar-se dinâmica como nenhum outro,

Seja bem vindo! Agora você faz parte do “Como o LibriVox Funciona”

Configuração de Gravação

Já tem tudo? Ótimo! “Como Gravar” é a página que você deve ver agora. Não viu ainda? A configuração de gravação padrão usada por muitos voluntários do LibriVox é um microfone conectado por USB em um computador rodando um programa gratuito de áudio (Audacity).

Microfones

Os equipamentos recomendados podem ser vistos em User-Recommended Equipment.

Programa de Gravação e Edição

Muitos voluntário do LV usam o Audacity – a versão 1.2.6 é a última estável, entretanto a versão beta, 1.3.9, tem muitos recursos vitais e filtros inteligentes que a versão estável não tem. Recomendamos: baixe ambos e use a versão beta somente quando precisar de recursos extras, e salve frequentemente.

  • Audacity 1-2-3 é um guia que irá ajudá-lo passo-a-passo: baixe, instale e teste Audacity com uma primeira gravação. Se você tem microfone integrado, não use. Compre um microfone externo e espere por ele. Enquanto chega, pode ir testanto o Audacity.

Veja o “Programa que nós usamos” para mais sugestões e dicas sobre programas que pode ser usado.


Técnica de Falar para amadores

  • Muitas pessoas ficam preocupadas por serem amadores e se julgam incapazes de fazer gravação. Porém não é assim difícil – ainda que tenha muito a ser feito! A grande maioria dos voluntários do LibriVox são também amadores.
  • Alguns usam outras configurações de gravação, mas esse guia foca no caminho mais fácil para o LibriVox – gravando no computador, editando no computador e mandando arquivos pela Internet.

Aprender Como

  • Na Audacity 1-2-3 existe um tutorial triplo chamado "Testing! Audacity 101". Você começará conectando seu microfone (se você não tem um microfone mas quer aprender a usar o Audacity, use o exemplo disponibilizado na página), e você terminará quando mandar um mini-teste completo de sua configuração de gravação.

Quando estiver pronto para começar a gravar

  • Se você quiser ou precisar de um retorno às configurações técnicas... é uma boa ideia começar por mandar um teste de um minuto (1-Minute Test) para o subforum “Ouvintes & Editores desejados” ("Listeners & Editors wanted") para críticas construtivas (constructive criticism - CC) – para entender como fazer isso, veja também os FAQs.

Quando você tiver todo o equipamento e programa adequando, você estará pronto para uma gravação na prática. Segue alguns passos:

Passo 1: Encontre um projeto e se inscreva (sign up) para ler uma parte

  1. Leia através do subfórum, na seção “Procura-se Voluntários” ("Volunteers Wanted"), procure um projeto que lhe interessa. Há numerosos projetos abertos à procura de leitores em qualquer hora, de dia ou à noite, em muitas línguas:
    1. Leitores Procurados: Pequenos documentos e Poemas: inclui-se normalmente uma Coleção de Poesia e uma Coleção de Pequenas Histórias, mas também documentos como Pequenas Coleções de Mistérios, Fanstamagóricas, Não-Ficção, Grandes Poemas, entre outros. Para muitas dessas coleções, leitores escolhem um poema, história ou ensaio de sua própria escolha para contribuir.
    2. Leitores Procurados: Livros: todos os livros são gravados por diversos leitores, onde você pode contribuir em um ou mais capítulos.
    3. Leitores Procurados: Documentos Dramáticos: encenar ou dramatizar nos livros, onde você pode contribuir no elenco.
  2. Cuidadosamente leia o primeiro recado do projeto que lhe interessa. Aí é contido todos as instruções detalhadas do projeto, e mostra qual parte ainda está disponível.
  3. Pressione “Resposta” ("Post Reply") na parte de cima à esquerda da tela. Isso colocará você no jogo. Deixe um recado ao Coordenador do Projeto (Book Coordinator), o qual indica que parte cada um vai ler, além de verificar a resposta de retorno. O Coordenador do Projeto vai lhe responder da mesma forma e lhe confirmará a participação no projeto.
    1. Por favor Observe: É recomendado que você não coloque nenhuma informação importante no título do recado. Você lerá pelo fórum, que o título é tão pequeno que ninguém lê. Se, por exemplo, você colocar o capítulo que quer ler no título, e não no recado, o Coordenador do Projeto não vai ter ideia do que você está falando.
    2. Para muitas coleções no fórum de “Pequenos Documentos” ("Short Works"), você não precisa “reivindicar” nada. Apenas siga as instruções no primeiro recado (post), pegue um poema, história ou ensaio que quiser (desde que seja de domínio público).

Passo 2: Agora você pode criar uma gravação!

Para instruções detalhadas, veja “Como Gravar”. Essa página contém informações de como editar seu arquivo depois de gravar. That page also contains information on how to edit your file after the recording. Tomara que o arquivo já esteja pronto para LibriVox. Você vai precisar voltar às informações do projeto no recado (post) e assegurar que o “rótulo" (ID3 tags) e o nome do arquivo (*.mp3) estão corretos.

Passo 3: Transmita suas gravações

Veja o guia “Como Mandar suas Gravações”.

Passo 4: Poste sua contribuição

Para deixar o Coordenador do Projeto (book coordinator - BC) a par de sua parte, pressione “Resposta” ("Post Reply") no tópico do projeto. Escreva o número da parte, o endereço (url na página que foi informada), a duração (mm:ss) e o tamanho (em MB) da sua gravação. Se for novato no LibriVox, inclua a apelido que você gostará de ser conhecido.

Passo 5: Edite depois um teste de escuta

Todas as gravações são testadas ("prooflistened") para encontrar repetições, erros ou pausas. Para alguns projetos, inclusive é testado a veracidade do texto. As observações do teste serão postadas no tópico do projeto ou outro local indicado. Para mais informações, veja Guia para Avaliador http://librivox.org/wiki/moin.cgi/GuidesforProoflisteners (GuidesforProoflisteners)]. Fique atento ao estado de sua gravação e, ocasionalmente, na “Janela Mágica” ("Magic Window") do seu projeto. Se o avaliador encontrar algum erro, este mandará uma observação. Então, edite sua gravação e mande a nova versão corrigida. Se marcado com "PL-OK" ou apenas "OK", significa está pronto para catalogação tão logo o projeto estiver pronto. Nada mais é preciso. Uma vez terminado o projeto, este será catalogado. Você deve saber o que acontecerá com seu arquivo quando mandado! Aqui é apresentado uma visão geral e outras informações: LibriVox recording process.

Quer saber mais?

Contate seu Coordenador via mensagem individual do fórum (private message - PM) ou mandando um recado de retorno no tópico. Ou mande um recado no fórum “Precisa de Ajuda?” e fique certo de receber algum conselho!

Depois que tiver feito sua primeira contribuição

Você fez! Você contribuiu com uma gravação! Se gostou, faça de novo. Há muitas opções:

  1. Contribuir com outra parte do projeto, como detalhado acima.
  2. Lançar seu próprio projeto – veja “Novos Projetos”. Esse guia explicará o que fazer. Suas opções são:
    1. Fazer sozinho: grave um livro inteiro por si mesmo.

Observação a novatos: Ler um livro inteiro, como você vai descobrir, é mais cansativo do que você pensa. Nós recomendamos fortemente que você leia capítulos de seu próprio projeto antes de tentar fazer sozinho.

    1. Seja um Coordenador do Projeto: livro, peça ou pequeno trabalho. Veja também “Como Ser um Coordenador de Projeto”.

Quer saber mais?

Porque não navegue pelo Wiki, mais informações são adicionadas o tempo todo. Ou leia o fórum – o FAQ é um bom lugar para começar! "Melhore suas gravações" "Conselho para Leitores" – que inclui respostas a problemas (troubleshooting)

Aprofundando-se

Se for curioso e aventureiro, dê uma olhada na seção do fórum do LibriVox onde outros voluntários descrevem suas experiências ("recording studios"). Você verá uma ampla gama de informação, como equipamento e gastos. O cabo com 1/8" mini plugs em ambas saídas (dois machos) pode ser usado para outros propósitos. Suponha que você fitas cassetes de músicas ou livros que deseja escutar no computador. Você pode agir da mesma forma, usando um cabo para conectar o toca-fita ao computador.