Guia do recém-chegado ao Librivox
Este guia é para ajudar os voluntários lusófonos que acabaram de chegar ao Librivox a entender como o Librivox funciona e ajudá-los a começar a contribuir com este maravilhoso projeto. Entendemos que o conhecimento técnico entre os voluntários é muito variado, então tentaremos fazer este guia o mais claro e compreensível possível.
Apresentação
O objetivo do LibriVox é "Fazer todos os livros do Domínio Público disponíveis, gratuitamente, em formato de áudio pela internet.” Há três maneiras principais de contribuir com esse objetivo.
- Teste de escuta (Proof-Listening): Para muitos, esta é a melhor forma de começar a participar do LibriVox. Quase todas as gravações do LV são testadas antes de serem catalogadas. Esse teste consiste simplesmente em uma audição, feita por um outro voluntário. Este voluntário se compromete a escutar as seções recém-gravadas e conferir se elas estão de acordo com o especificado para o projeto, apontando repetições,erros etc. Participar como ouvinte permite que o novo voluntário entre em contato com a diversidade de projetos e leituras do LV, fornece ideias para seus próprios projetos, e conheça como os projetos se desenvolvem, de seu início até a catalogação. O teste de escuta é normalmente chamado de "PL" ou "PLing". Se você deseja contribuir com o Librivox sendo um "PLer", leia por favor o Guide for Proof-listeners.
- Edição: Sempre há necessidade de editores de áudio. Muita gente no LV usa um programa aberto e gratuito, o Audacity, que funciona em Windows, Linux, Mac OSX. A edição é, em geral, "consertar" pequenos erros nas gravações, para que elas fiquem OK para catalogar. Há ainda outros serviços de edição, como nas peças: o fórum "Listeners and Editors Wanted" é o lugar onde se encontram os pedidos de edição.
- Gravação é a forma mais trabalhosa de contribuir com o Librivox, mas para muitas pessoas é também a mais divertida. Você precisa de equipamento (microfone para computador ou outro gravador que possa criar arquivos de áudio nas especificações necessárias), um programa (normalmente o Audacity), um computador e tempo. E gostar de ler alto para os outros. Observe porém que todos os textos lidos pelo LibriVox, bem como todos os produtos criados no LibriVox, pertencem ao Domínio Público; isso significa que, por um lado, você só pode ler livros que estejam em Domínio Público e, por outro, que sua gravação estará disponível online para qualquer pessoa baixar e usar como quiser. Para saber um pouco mais sobre o Domínio Público, por favor leia a seção da wiki sobre Copyright and Public Domain.
Para começar a gravar é preciso que você...
- Tenha um microfone e um programa de edição gratuito.
- Aprenda como usar ambos (temos um tutorial para ajudá-lo nessa etapa: Audacity 101 tutorial).
- Escolha um projeto com o qual contribuir - ou inicie seu próprio projeto - e divirta-se!
Vejamos agora todas essas etapas com mais detalhes.
Seja bem vindo!
Preparação
O primeiro passo é obter o equipamento necessário para a gravação. A configuração de gravação padrão usada por muitos voluntários do LibriVox é um microfone conectado por USB em um computador rodando um programa gratuito de áudio (Audacity). Existem outras opções: para saber mais sobre elas, por favor leia a seção User-Recommended Equipment. No entanto, não é necessário equipamento caro ou profissional. A maioria dos voluntários usa o computador e um microfone para computador.
Microfones
Os microfones para computador podem ser analógicos ou digitais.
- Um microfone analógico é ligado à placa de som através de um plug acoplado à entrada rosa. É o tipo mais comum de microfone, e seu desempenho do microfone é afetado pela qualidade da sua placa de som. Em geral, a qualidade de som deste tipo de micfofone é bastante inferior à dos microfones USB.
- Um microfone digital tem entrada USB, ou seja, ele é ligado ao computador através de um plug chato, idêntico ao usado para conectar uma câmera, por exemplo, ao computador. Como não tem que passar pela placa de som, a qualidade sonora deste tipo de microfone torna-se superior, e é o tipo de microfone que você deve preferir, caso tenha a intenção de comprar um microfone para suas gravações.
Gravador Digital: Quando optar por um gravador digital, preste atenção ao formato que este grava. O formato deve ser lido pelo programa de edição. Portanto, os formatos devem ser compatíveis. Vale lembrar que o gravador deve ter uma boa qualidade de som.
Programa de Gravação e Edição
Muitos voluntário do LV usam o Audacity – a versão 1.2.6 é a última estável, entretanto a versão beta, 1.3.9, tem muitos recursos vitais e filtros inteligentes que a versão estável não tem. Recomendamos: baixe ambos e use a versão beta somente quando precisar de recursos extras, e salve frequentemente.
- Audacity 1-2-3 é um guia que irá ajudá-lo passo-a-passo: baixe, instale e teste Audacity com uma primeira gravação. Se você tem microfone integrado, não use. Compre um microfone externo e espere por ele. Enquanto chega, pode ir testanto o Audacity.
Alguns outros usam o GarageBand ou o Wavepad. Veja o “Programa que nós usamos” para mais sugestões e dicas sobre programas que pode ser usado.
Para quem se acha muito amador
- Muitas pessoas ficam preocupadas por serem amadoras e se julgam incapazes de fazer uma gravação. Porém não é assim tão difícil – ainda que haja muito a ser feito! A grande maioria dos voluntários do LibriVox são também amadores.
- Alguns usam outras configurações de gravação, mas esse guia foca no caminho mais fácil para o LibriVox – gravando no computador, editando no computador e mandando arquivos pela Internet.
Aprender Como
- Na Audacity 1-2-3 existe um tutorial triplo chamado "Testing! Audacity 101". Você começará conectando seu microfone (se você não tem um microfone mas quer aprender a usar o Audacity, use o exemplo disponibilizado na página), e você terminará quando mandar um mini-teste completo de sua configuração de gravação.
Quando estiver pronto para começar a gravar
- É uma boa ideia começar por um teste de um minuto (1-Minute Test). Após gravá-lo e enviá-lo, vá até o subfórum "Listeners and Editors Wanted", abra um novo tópico. No título, escreva "CC- test", para receber críticas construtivas (constructive criticism - CC) – para entender como fazer isso, veja também os FAQs.
Quando você tiver todo o equipamento e programa adequando, você estará pronto para uma gravação na prática. Segue alguns passos:
Gravação
Passo 1: Encontre um projeto e se inscreva (sign up) para ler uma parte
- Leia através do subfórum, na seção “Procura-se Voluntários” ("Volunteers Wanted"), procure um projeto que lhe interessa. Há numerosos projetos abertos à procura de leitores em qualquer hora, em muitas línguas:
- Leitores Procurados: Pequenos documentos e Poemas: inclui-se normalmente uma Coleção de Poesia e uma Coleção de Pequenas Histórias, mas também documentos como Pequenas Coleções de Mistérios, Fanstamagóricas, Não-Ficção, Grandes Poemas, entre outros. Para muitas dessas coleções, leitores escolhem um poema, história ou ensaio de sua própria escolha para contribuir.
- Leitores Procurados: Livros: todos os livros são gravados por diversos leitores, onde você pode contribuir em um ou mais capítulos.
- Leitores Procurados: Documentos Dramáticos: encenar ou dramatizar nos livros, onde você pode contribuir no elenco.
- Cuidadosamente leia o primeiro recado do projeto que lhe interessa. Aí é contido todos as instruções detalhadas do projeto, e mostra qual parte ainda está disponível.
- Pressione “Resposta” ("Post Reply") na parte de cima à esquerda da tela. Isso colocará você no jogo. Deixe um recado ao Coordenador do Projeto (Book Coordinator), o qual indica que parte cada um vai ler, além de verificar a resposta de retorno. O Coordenador do Projeto vai lhe responder da mesma forma e lhe confirmará a participação no projeto.
- Por favor Observe: É recomendado que você não coloque nenhuma informação importante no título do recado. Você lerá pelo fórum, que o título é tão pequeno que ninguém lê. Se, por exemplo, você colocar o capítulo que quer ler no título, e não no recado, o Coordenador do Projeto não vai ter ideia do que você está falando.
- Para muitas coleções no fórum de “Pequenos Documentos” ("Short Works"), você não precisa “reivindicar” nada. Apenas siga as instruções no primeiro recado (post), pegue um poema, história ou ensaio que quiser (desde que seja de domínio público).
Passo 2: Agora você pode criar uma gravação!
Olhe novamente suas configurações
Tire uns minutos (por favor) no começo de cada gravação para checar suas configurações. As configurações do computador voltam ao padrão e as do microfone podem mudar. Normalmente você tem que ajustar alguma coisinha para retornar a melhor configuração (mesmo que não estejamos buscando a perfeição).
- Conecte seu microfone antes de abrir o programa
- Abra o programa
- Confira o volume de entrada e o microfone selecionado
- Confira novamente suas configurações
- Grave alguma coisinha (uma frase, uma estrofe...)
- Observe a formato da onda sonora:
- é muito pequena? (aumente o volume ou fale mais perto do microfone)
- está clipada? (diminua o volume ou se afaste do microfone. Um som clipado é aquele que encosta na limite da tela, o que causa distorção no som)
- Escute a gravação (preferencialmente com fone de ouvido)
- tem pancadas no som? (coloque o microfone num ângulo indireto com a sua boca, de forma que a sua respiração não provoque esses barulhos)
Prepare todos os textos a serem gravados
Recomendamos que você baixe o texto do site que foi disponibilizado o livro (no primeiro recado do projeto). Isso ajuda no salvar o texto e adicionar alguma informação que precise ser lida; tudo está na internet, mas é muito mais fácil que você copie e cole tudo que você precise gravar num documento simples com o texto. Por exemplo:
- Introdução e encerramento: Capítulo e título, referência ao LibriVox, título do livro e autor completos (e tradutor), número do caítulo e título, e outra importante informação. (É um pouco diferente para poemas!) ... texto... Final de...
- Notas pessoais, como a pronúncia de uma palavra a qual você não está familiarizado
- Referências suas de leitura (quem leu o texto)
- O nome do arquivo que você está gravando
- Onde mandar seu arquivo
- Todas as informações estão no primeiro recado do projeto; se não encontrar ou não entender alguma coisa, pergunte ao Coordenador do Projeto (BC) ou Geral (MC).
Gravação
Pegue um copo de água (temperatura ambiente) e aproveite (Obrigado por ajudar a LibriVox!) Se você seguiu os passos acima, você deve ter tudo que precisa: todo o texto, introdução, encerramento... (tudo do primeiro recado do projeto).
- Lembre de ir salvando sempre -- é muito frustrante perder tudo porque o programa parou de funcionar (possível porque o arquivo não foi salvo e está ocupando muita memória) três parágrafos do final. Triste, muito triste.
- Importante: leia apenas textos autorizados. Outras edições podem estar sob a lei dos direitos autorais, por isso usar versões disponíveis no domínio público.
Dicas
Existem algumas coisas que você pode fazer na gravação que facilitarão a edição mais tarde.
- Logo que cometeu um erro, bata no microfone três vezes, ou diga alto "ERRO!". Então repita a parte errada. A ideia é criar um sinal visível no formato da onda. Isso torna mais fácil a identificação do erro quando estiver editando.
- Fazça um teste de gravação para se assegurar que seu microfone e programa estão no volume certo antes de começar a gravar o texto. É possível alterar o volume depois, mas aumentar muito o volume, por exemplo, amplificara os ruídos de fundo.
- Não pare a gravação por nada. Se precisar beber água, deixe gravando. Precisa limpar a garganta? Mesma coisa. Isso previne inconsistencias no som e no volume. Se você parar e voltar depois, ficará óbvio para o ouvinte que você parou e começou depois naquele ponto.
Neste site tem mais dicas: "Melhore sua Gravação".
Passo 3: Editando sua gravação
Você errará na leitura, sem dúvida. Não se preocupe com isso, porque você pode editá-los. Além disso, é possível ajustar o volume e remover os ruídos de fundo.
- Edição: Edite seus erros e corrija as pausas
- Processamento: Isto se refere aos filtros e outros efeitos que mudam o som de toda a gravação ou de uma parte selecionada.
O que procurar?
- Há algum som externo no fundo? Limpe com Remoção de Ruído.
- Está num volume bom? Amplifique-o se estiver muito baixo.
- O som está num volume constante? Nivele o som até atingi-lo.
Muitos leitores editam sua própria gravação. Um grande benefício vem disso, além do óbvio benefício de ter o arquivo corrigido: quanto mais você grava e dita, mais (inconscientemente) você se verá fazendo pequenos ajustes no seu estilo de leitura e na sua configuração de gravação que faz todo o trabalho ser mais prazeroso.
- Veja o ótimo Tutorial do Audacity para edição básica.
Passo 4: Exportando o arquivo
Uma vez satisfeito com seu trabalho, é hora de exportá-lo, ou, simplesmente, salvá-lo como "mp3". Para isso, você deve ter o LAME plugin instalado corretamente. No Audacity, o processo é feito da seguinte maneira:
- Arquivo > Exportar...
- Uma caixa de diálogo aparecerá para preencher com os dados do arquivo (ID3 tags).
- Preencha as informações: Nome do Artista, Nome da Faixa, e Nome do Albúm, EXATAMENTE como apresentado no primeiro recado do projeto.
- Você deve adicionar "Recorded by (seu nome)" no campo dos Comentários.
- Clique em OK.
- Escolha o diretório.
- Nomeie o arquivo. Esteja certo de seguir exatamente o formato apresentado no primeiro recado do projeto. Escreva tudo em minúcula e NÃO dê espaços.
- Se estiver usando o Audacity 1.3, clique em Opções... e certifique as configurações de exportação:
- Modo da Taxa de Bits: Constante
- Qualidade: 128 kbps
- Clique em Salvar.
Audacity deve então começar a exportação, que demora alguns minutos, dependendo do tempo da sua gravação.
Passo 5: Transmita suas gravações
Veja o guia “Como Mandar suas Gravações”. A menos que o primeiro recado do projeto peça diferentemente, use o LV Uploader, por favor, com o seguinte "Log in":
- Antes de transmitir, selecione o nome do MC da lista, então seu arquivo irá para a pasta correta. (Este é o Coordenador Geral [MC], não o Coordenador do Projeto [BC] -- eles podem ser pessoas diferentes, apesar de normalmente serem o mesmo).
- Se estiver mandando um teste de gravação, siga as instruções do BC ou nomeie o arquivo para "seu nome.mp3" e selecione "xx - Arquivos que não são Projeto" ("xx - Non-project files"). da lista de transmissão do MC.
- Como encontrar o MC: suas iniciais aparecem no fim do nome do projeto. Exemplo: "[SCIENCE] The Voyage of the Beagle by Darwin - ks" -> O MC é "ks - gypsygirl".
- Quando a transmissão estiver completa, um endereço (url da página) para seu arquivo irá aparecer.
Passo 6: Poste sua contribuição
Para deixar o Coordenador do Projeto (book coordinator - BC) a par de sua parte, pressione “Resposta” ("Post Reply") no tópico do projeto. Escreva o número da parte, o endereço (url na página que foi informada), a duração (mm:ss) e o tamanho (em MB) da sua gravação. Se for novato no LibriVox, inclua a apelido que você gostará de ser conhecido. O pessoal usará o arquivo para um teste de escuta e, posteriormente, catalogará sua parte.
Passo 7: Edite depois um teste de escuta
Todas as gravações são testadas ("prooflistened") para encontrar repetições, erros ou pausas. Para alguns projetos, inclusive é testado a veracidade do texto. As observações do teste serão postadas no tópico do projeto ou outro local indicado. Para mais informações, veja Guia para Avaliador http://librivox.org/wiki/moin.cgi/GuidesforProoflisteners (GuidesforProoflisteners)]. Fique atento ao estado de sua gravação e, ocasionalmente, na “Janela Mágica” ("Magic Window") do seu projeto.
- Se o avaliador encontrar algum erro, este mandará uma observação. Então, edite sua gravação e mande a nova versão corrigida.
- Se marcado com "PL-OK" ou apenas "OK", significa está pronto para catalogação tão logo o projeto estiver pronto. Nada mais é preciso.
Uma vez terminado o projeto, este será catalogado. Você deve saber o que acontecerá com seu arquivo quando mandado! Aqui é apresentado uma visão geral e outras informações: LibriVox recording process.
Quer saber mais?
Contate seu Coordenador via mensagem individual do fórum (private message - PM) ou mandando um recado de retorno no tópico. Ou mande um recado no fórum “Precisa de Ajuda?” e fique certo de receber algum conselho!
Depois que tiver feito sua primeira contribuição
Você fez! Você contribuiu com uma gravação! Se gostou, faça de novo. Há muitas opções:
- Contribuir com outra parte do projeto, como detalhado acima.
- Lançar seu próprio projeto – veja “Novos Projetos”. Esse guia explicará o que fazer. Suas opções são:
- Fazer sozinho: grave um livro inteiro por si mesmo. (Observação a novatos: Ler um livro inteiro, como você vai descobrir, é mais cansativo do que você pensa. Nós recomendamos fortemente que você leia capítulos de seu próprio projeto antes de tentar fazer sozinho.)
- Seja um Coordenador do Projeto: livro, peça ou pequeno trabalho. Veja também “Como Ser um Coordenador de Projeto”.
Quer saber mais?
Porque não navegue pelo Wiki, mais informações são adicionadas o tempo todo. Ou leia o fórum – o FAQ é um bom lugar para começar! "Melhore suas gravações" "Conselho para Leitores" – que inclui respostas a problemas (troubleshooting)
Aprofundando-se
Se for curioso e aventureiro, dê uma olhada na seção do fórum do LibriVox onde outros voluntários descrevem suas experiências ("recording studios"). Você verá uma ampla gama de informação, como equipamento e gastos. O cabo com 1/8" mini plugs em ambas saídas (dois machos) pode ser usado para outros propósitos. Suponha que você fitas cassetes de músicas ou livros que deseja escutar no computador. Você pode agir da mesma forma, usando um cabo para conectar o toca-fita ao computador.