Guia para Revisores de Áudio (Proof-listeners)

From Librivox Wiki
Jump to: navigation, search

Normalmente, antes de um projeto entrar no LibriVox Catalog, todos os arquivos de áudio são revistos (proof-listened).


Contents

O que é fazer a Revisão de Áudio?

Fazer a revisão de áudio é o processo em que alguém ouve uma gravação, a fim de detetar erros de gravação e verificar se o arquivo respeita os requisitos técnicos. Todas as gravações são revistas para detetar repetições, erros grandes ou pausas longas. O Revisor de Áudio (RA) é o voluntário que faz a prova de escuta, e informará sobre os erros no arquivo.


O que é um Revisor de Áudio Atribuído?

Um Revisor de Áudio Atribuído (RAA), é um voluntário que se compromete a rever todos os arquivos de um projeto. Ser um RAA pode ser um grande compromisso, se o projeto for extenso. O RAA não tem exclusividade na revisão de áudio do projeto, mas a maioria das pessoas não vai fazer uma revisão áudio a uma secção se já houver um RAA envolvido no projeto.


Como fazer a Revisão de Áudio

O tópico de discussão, que está postado mais acima na listagem de tópicos de Listening Forum, tem muita informação:Listeners & Editors Wanted FAQs


Encontrar um projecto

Para fazer revisão de áudio, você deve primeiro encontrar um projeto que precise de um RA. Há muitas maneiras de o fazer.

* Verifique o Listeners & Editors Wanted Forum e escolha um projeto que lhe interesse.
* Procure nos fóruns "Readers Wanted", e encontre um projeto que lhe interesse.
* Verifique o Launch Pad. Alguns dos novos projectos estão à procura de um RAA.


Níveis de Revisão de Áudio

Verifique sempre o primeiro post para saber qual o nível PL solicitado, ou deixe uma mensagem no tópico para perguntar. Por favor, não dê feedback além do nível que lhe foi pedido. .

  1. Em geral, nós pedimos por "revisor padrão" (standard listening) -- repetições e pausas:
    1. Escute a gravação para perceber se há palavras ou passagens repetidas que o leitor provavelmente pretendia cortar na edição.
    2. Verifique se há uma qualquer pausa longa ou ruídos de fundo que atrapalhem a fluidez da escuta.
    3. Verifique se tanto a introdução como o texto de fim da gravação condizem com as instruções dadas no primeiro post do projeto e, se existem 5 segundos de silêncio no fim da gravação (ou 10 segundos se a gravação tiver mais que 30 minutos).
    4. Se o som da gravação lhe parecer demasiado alto ou baixo, também deve referir isso.
    5. NÃO é necessário seguir com o texto; basta ouvir como você faria normalmente.
  2. Um pedido para revisão palavra perfeita (word-perfect) (Exemplo: A Relatividade de Einstein) inclui todos os itens mencionados acima mas acompanhando a leitura com suporte do texto:
    1. Siga a leitura pelo texto online e tome nota de qualquer diferença entre o que está escrito e o que ouve. (Nota: Às vezes, o texto online está errado, ou diferente da edição com que o leitor trabalhou. É importante a utilização de textos em domínio público. Em alguns casos, o texto corrigido é, na verdade, protegido por direitos de autor (por exemplo: Ulisses)! Em caso de dúvida, Pergunte ao CL (Coordenador do Livro)).
  3. Um leitor pode solicitar um feedback especial, e que poderá ser referente a qualquer coisa que tenha sido solicitada. (Exemplo: "Precisam-se de ouvintes que saibam Francês/Espanhol/...") Qualquer necessidade especial será explicada no primeiro post do tópico para o qual é necessária essa revisão de áudio.
  4. E, alguns dos pedidos para RA são para o nível CC - Crítica Construtiva.
    1. Às vezes as pessoas preferem comentários que os ajudassem a melhorar seu estilo de leitura ou suas configurações de gravação - elas vão escrever CC no início da linha de assunto e, no primeiro post vão explicar em detalhe o tipo de feedback que pretendem.


Notas do Revisor de Áudio

Uma boa nota de um revisor de áudio fornece o minuto e segundo em que uma pausa, repetição ou outro erro ocorreu

12:33 repetição, "As conchas do mar..." (aos 12 minutos, 33 segundos)
27:54 pausa, cerca de 7 segundos
31:02 "comiseração", leia "comissão"

Para ver o tempo do áudio, você vai precisar baixar o arquivo e abri-lo num leitor de áudio. Quando só se clica num arquivo, na maioria das vezes o ficheiro abre no QuickTime na janela do navegador (em alguns computadores), mas essa janela não exibirá o tempo do áudio. Se abrir o aplicativo QuickTime e em seguida abrir o arquivo de áudio guardado no QuickTime, você verá o tempo.

As pessoas depressa aprendem a editar os erros do seu arquivo do último para o primeiro - desta maneira as notas sobre os tempos permanecem precisas durante toda a correção.


Feedback e Linhas de Orientação

Por favor, consulte Feedback Feedback, uma página web LibriVox explicando a função do feedback em uma comunidade amigável e produtiva.

Tentamos detetar coisas como silêncios longos, texto repetido, problemas de edição, problemas de volume, estática, etc. Mas, de facto, nós não fazemos comentários sobre o estilo de leitura - muito rápido/muito lento, não é animado o bastante. Por exemplo, nós nunca dizemos: "Este leitor não é suficientemente bom para o LibriVox".

A nossa política é aceitar QUALQUER leitor que queira ler para nós. Nós temos pela frente uma tarefa gigantesca: gravar todos os livros em domínio público! Não é possível consegui-lo sem uma política de abrir a porta a todos os que queiram ajudar. Além disso, faz parte do estilo LibriVox. Damos as boas-vindas a todos os que querem ajudar. Foi assim que chegamos até aqui, e queremos ir muito mais além.

Independentemente de tudo o que foi dito: NÓS PREOCUPAMOS-NOS COM A QUALIDADE DAS NOSSAS GRAVAÇÕES.

Se não estiver confiante sobre um arquivo que você reviu, envie uma MP* para o Coordenador do Livro (CL) ou Meta Coordenador (MC) ou a qualquer administrador com quem você se sinta confortável para falar. (* Mensagem Privada - use o botão MP (PM em inglês) que está ao fundo de qualquer post colocado pela pessoa a quem você quer mandar uma mensagem.

Personal tools